A preocupação com uma boa alimentação acompanha o homem desde muitos séculos passados, porém é notória a preocupação com que isso acontece nos dias de hoje. Para se ter uma alimentação saudável, rica em substâncias benéficas para o organismo é muito importante considerar que ela seja totalmente livre de agentes que possam causar qualquer tipo de contaminação.
Uma alimentação adequada precisa ser preparada corretamente desde o processo produtivo, passando pela preparação para o transporte, caso seja necessário, pelo recebimento, armazenamento até a manipulação final.
Sendo assim, uma alimentação saudável, além dos alimentos de qualidade, precisa que os manipuladores tenham conhecimento de aspectos técnicos no manuseio e processamento.
Alimentos manipulados de forma incorreta podem ser contaminados. A contaminação desses produtos pode resultar desde desperdício de alimentos até morte por intoxicação alimentar.
Tipos de Contaminação
Um alimento é contaminado quando possui a presença de qualquer material indesejado. Existem três tipos de contaminação.
Contaminação física: esse tipo de contaminação acontece quando o alimento possui presença de corpos estranhos, como pedra, madeira, cabelo dentre outros.
Contaminação química: a contaminação química provém da presença de compostos químicos ou toxinas estranhas no alimento. Inseticidas, excesso de agrotóxico, detergente, metais pesados dentre outros.
Contaminação biológica: causada pela presença de microorganismos patogênicos nos alimentos: bactérias, parasitas, vírus, fungo.
Em nosso curso estaremos abordando temas como:
- Microbiologia;
- Higienização dos manipuladores;
- Características das instalações;
- Higienização na manipulação dos alimentos;
- Higienização dos equipamentos;
- Higienização nas áreas de manipulação.