São procedimentos descritos de forma objetiva, com instruções sequenciais e frequência de execução das operações rotineiras e específicas da produção, armazenamento e transporte de alimentos. Deve, ainda, ser especificado o nome, o cargo e/ou a função dos responsáveis pelas atividades.
Os principais objetivos da implantação dos POPs são:
1- PADRONIZAÇÃO
Com a implantação do POP Procedimento Operacional Padrão é possível padronizar atividades, como a higienização de equipamentos, instalações, móveis e utensílios, limpeza do reservatório de água, controle de pragas e dessa forma reduzir falhas durante a realização destas atividades, aumentar a produtividade e ainda a economia de produtos de limpeza, pois será possível padronizar qual produto será usado e em que quantidade.
Com essa economia o estabelecimento terá redução de custos e isso é uma grande vantagem para qualquer negócio.
2- IMPLANTAÇÃO
Para a implantação do POP Procedimento Operacional Padrão é importante que os manipuladores sejam capacitados para que entendam a finalidade este documento e saibam como utilizá-lo no dia e na execução de cada atividade.
Esse procedimento deve ser adotado por todas as empresas no ramo alimentício, pois estão sendo exigidos através das Resoluções RDC n° 275/2001 e 216/2004. Estes laudos devem descrever o objetivo, os procedimentos, os critérios de monitoramento e o registro dos responsáveis técnicos.
3- GARANTIA
A implantação dos POPs garante que cada atividade seja realizada sempre da mesma forma, independente do turno, ou do manipulador que esteja executando a função.
Na necessidade de um manipulador ocupar a função de outro que esteja ausente, ou até mesmo na admissão de um novo colaborador, com o uso dos POPs qualquer pessoa poderá executar a tarefa descrita com facilidade, pois tem as instruções necessárias para o fazer.
4- EXECUÇÃO
A implantação dos POPs permite que a atividade além de ser executada sempre da mesma forma, seja realizada em uma sequência lógica e com a mesma frequência. Desta forma o manipulador sabe como realizar a atividade e quando realizar.
Os serviços de alimentação possuem diversos manipuladores, com graus de instrução diferentes e com níveis de aprendizagem diferentes também e isso deve ser respeitado.
Ao usar uma linguagem simples a implantação dos POPs permite que todos entendam os procedimentos descritos, e assim a atividade pode ser sempre executada corretamente.
O importante é que o POP Procedimento Operacional Padrão seja implantado no estabelecimento e esteja sempre em fácil acesso de todos para que as atividades possam ser realizadas a consulta, e desta forma falhas serão evitadas.
5- POP’s ELABORADOS
A descrição de cada procedimento será detalhada, como um passo a passo, exatamente como uma receita de bolo, para que não ocorram falhas na execução.
Os POP’s elaborados e disponibilizados são:
POP 01 Exames dos Manipuladores
POP 02 Controle de Pragas
POP 03 Potabilidade da água
POP 04 Higiene e conduta pessoal
POP 05 Higienização das mãos
POP 06 Treinamentos
POP 07 Limpeza e Manutenção do ar condicionado
POP 08 Utilização e calibração do termômetro
POP 09 Calibração da balança
POP 10 Limpeza das instalações e equipamentos
POP 11 Qualificação dos fornecedores
POP 12 Controle no recebimento
POP 13 Controle no transporte de refeições prontas
POP 14 Higienização de frutas, verduras e legumes
6 – ELABORAÇÃO DE PLANILHAS E FICHAS DE CONTROLE
Serão disponibilizadas planilhas e fichas para preenchimento e controle dos POP’s elaborados.
Ficou com dúvidas? Ligue agora
(11) 98551-8180
ou clique no botão abaixo e solicite um orçamento.
s://www.cozinhaesaude.com.br/orcamento/view/formtps://www.cozinhaesaude.com.br/orcamento/view/form